31 de dezembro de 2024

Como Solicitar Medicamentos Especializados

É um serviço disponibilizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para facilitar o acesso da população a medicamentos especializados, ou seja, aqueles destinados ao tratamento de doenças raras, crônicas ou graves.

Para pedidos de medicamentos especializados, o paciente ou seu responsável legal deve acessar a página e preencher o formulário disponível, informando os dados pessoais do paciente, o nome do medicamento, a doença que está sendo tratada e outros detalhes relevantes.

É importante que o paciente tenha em mãos a prescrição médica do medicamento solicitado, com a dosagem e a posologia correta, bem como outros documentos que possam ser exigidos pelo serviço, como laudos médicos e exames.

Após solicitação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais analisará os documentos e avaliará se o medicamento é de responsabilidade do Estado, ou seja, se ele é fornecido gratuitamente ou com desconto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, o paciente será informado sobre a disponibilidade do medicamento e os próximos passos para retirá-lo.

A solicitação de medicamentos especializados é um direito garantido por lei, e o Governo do Estado de Minas Gerais tem se esforçado para ampliar o acesso da população a esses medicamentos, garantindo um tratamento adequado e de qualidade para todos.

Providenciar documentação

Para solicitar o medicamento, o paciente ou responsável deverá providenciar toda a documentação e exames exigidos, de acordo com a doença.

Documentação

Os formulários por doença estão disponíveis no site da SES/MG, no link “Formulários para solicitação de medicamentos por doença”.

Valor

Gratuito

Canais de prestação WEB
 

Consultar a regional de saúde referência de seu município

Consulte, na área de arquivos anexos dessa página, a qual Regional de Saúde seu município pertence.

Agendar atendimento para realizar a solicitação (REGIONAL DE BELO HORIZONTE)

O agendamento eletrônico está disponível somente para os cidadãos que residem nos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Belo Horizonte. Para as outras regionais, o atendimento é presencial.

Consulte aqui se o seu município pertence à Regional de Saúde de Belo Horizonte.

O agendamento poderá ser feito nesse site LINK ou pelo aplicativo MG App, por meio dos menus “Saúde” – “Solicitar medicamentos” e em seguida “Agendar abertura de solicitação de medicamento especializado (Regional Belo Horizonte)”.

Documentação
  • Dados Pessoais (Nome, Data de Nascimento, Telefone);
  • Número do Cadastro de Pessoa Física;
  • E-mail.

Canais de prestação

Aplicativo / celular

MG App 

Solicitar o medicamento na Farmácia Regional

De posse de todos os exames e documentos necessários, devidamente preenchidos, o Sr (a) deverá comparecer na Farmácia referência para seu município para solicitar o(s) medicamento(s).

Canais de prestação
Presencial

Farmácia da Regional de Saúde. Consulte o arquivo “Endereço das Farmácias das Regionais e Farmácias Integradas”.

 

Consultar situação da sua solicitação de medicamento

Acompanhe a situação da análise de sua solicitação após realizá-la. A consulta pode ser realizada pelo Aplicativo MG App ou pelo nesse link.

1º passo: acessar o aplicativo MG APP no seu celular ou acessar o site Cidadão MG e realizar o login;
2º passo: no menu inicial, acessar a opção “SAÚDE”;
3º passo: acessar a opção “SOLICITAR MEDICAMENTOS”;
4º passo: acessar a opção “CONSULTA DO ANDAMENTO SOLICITAÇÃO / DISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS”. a consulta pode ser realizada utilizando o CPF ou o CNS e a data de nascimento do paciente;
5º passo: após clicar em “busca”, o aplicativo/site irá listar todos os medicamentos do CEAF solicitados pelo paciente. O usuário deve selecionar o medicamento desejado, assim o aplicativo/site trará as principais informações sobre a solicitação;
6º passo: caso a solicitação seja deferida, para consultar a disponibilidade do medicamento em estoque, basta clicar sobre o medicamento.
7º passo: selecionar o campo “DISPONIBILIDADE” na parte inferior da tela.

Canais de prestação
Aplicativo / celular

 

Perguntas e Respostas

Quanto Tempo Leva?

Em média, 40 minutos para a abertura do processo de solicitação de medicamento do CEAF na Farmácia Regional e cerca de 30 dias para a análise da solicitação pela SES/MG.

Quem pode utilizar esse Serviço?

Todos os cidadãos mineiros que estejam incluídos nos protocolos clínicos definidos pelo Ministério da Saúde.

 

FONTE: mg.gov.br